Poxa, já vai nos deixar? 😥

Me conta, você encontrou o que deseja?
Se não econtrou, conta pra gente o que procura 😃

Panfleto, Flyer e Folder: saiba as principais diferenças e suas definições
08/02/2021

Ideia Gráfica e Brindes | Dicas

Panfleto, Flyer e Folder: saiba as principais diferenças e suas definições

Muito utilizados como forma de divulgação e como materiais promocionais, o panfleto, flyer e o folder são de extrema importância para a captação de possíveis clientes para seu negócio.


Muitas pessoas tem dúvidas de qual dessas peças impressas devem escolher na hora de divulgar seu trabalho ou produto. Definir suas características é necessário para evitar possíveis erros de criação e produção. Cada impresso tem suas especificidades e poderá colaborar de forma distinta para que você tenha uma comunicação assertiva. Leia neste breve artigo, suas diferenças e aplicações comuns!

PANFLETO

O termo panfleto vem do inglês “pamphlet”, que traduzindo do latim, significa “pamphilus”, um tipo de poema que circulava na Europa medieval. Séculos mais tarde, com a ascensão da imprensa, passou-se a utilizar o panfleto para nomear pequenos textos impressos, que eram distribuídos em grandes quantidades, em geral com temática religiosa ou política.

Atualmente, o panfleto ainda carrega essa característica do início da imprensa. O termo é usado para nomear peças simples, impressas em números significativos.

Sua vantagem é permitir uma grande impressão a preços baixos, com facilidade de produção e rapidez na impressão. Justamente por esse motivo, esse tipo de peça é utilizado em estratégias pouco personalizadas e de divulgação massiva. Eles são utilizados em geral para divulgação de promoções, lançamentos, feiras, eventos e até mesmo em ações em massa com campanha política.

FLYER

Este tipo de material surgiu com a ascensão da publicidade moderna nos grandes centros urbanos, por isso as empresas buscavam anunciar rapidamente seus serviços e produtos. Resumindo, o flyer nada mais é que uma evolução dos panfletos porém um pouco mais refinado. Eles são impressos em grandes quantidades, mas em papéis de maior gramura – em geral no formato A5 ou A6 -, com um trabalho estético mais elaborado.

Seu design precisa ser chamativo com cores destacantes e atraentes para chamar a atenção do público alvo. Marcas de bebidas costumam criar coleções, com algumas imagens impactantes e acabamento diferenciado, para distribuição em bares e baladas, por exemplo.

FOLDER

Folder vem do ingês “fold”, que, por sua vez significar dobrar. Ou seja, folder é um panfleto com dobras. É evidente que o folder é uma peça ainda mais elaborada, se comparada ao flyer ou ao panfleto, o que exigirá maior investimento do seu tempo e financeiro no design, em compensação, essa peça oferece mais possibilidades para você utilizar a sua criatividade.

Um folder pode ter vários tipos de dobras como: a sanfonada, carteira, entre outras variações. É excelente para apresentações corporativas, descrições detalhadas de produtos e lançamentos.

O que você achou das diferentes características dos impressos? Qual delas você costuma utilizar com mais frequência? Compartilhe conosco!

(18) 99744-8743