Poxa, já vai nos deixar? 😥

Me conta, você encontrou o que deseja?
Se não econtrou, conta pra gente o que procura 😃

Qual a diferença entre cores digitais RGB e impressas CMYK
24/08/2020

Ideia Gráfica e Brindes | Dicas

Qual a diferença entre cores digitais RGB e impressas CMYK

Se você tem dúvidas acerca desse assunto, desenvolvemos esse artigo especialmente para você entender a diferença entre RGB e CMYK


Ainda existem muitas pessoas que possuem dúvidas acerca desse assunto, então viemos explicar a diferença entre RGB - red (vermelho), green (verde) e blue (azul) e CMYK - cyan (ciano), magenta, yellow (amarelo) e black (preto) e suas diferentes funções.

As cores RGB são usadas em projetos digitais, pois os pixels dos monitores, são responsáveis por lidar com as diferenças de claridade que pode ocorrer ao analisar uma peça digital, esse sistema consegue atingir as cores primárias e seus tons a partir de sobreposições. É um sistema obrigatoriamente utilizado em projetos digitais.

Enquanto isso, as cores CMYK, podendo ser definida como cor-pigmento, por ser utilizado em impressões com tinta, entregando melhor resultado, são formados por quatro cores, que quando combinadas, resultam em cores ilimitadas e com ótima qualidade. Não possui a cor branca na composição, pois, é mais comum o uso do papel branco nas impressões, mas, dependendo da quantidade de branco que é necessário na impressão, pode ser utilizado o branco do próprio papel para preencher o espaço.

Por algumas vezes notamos diferença do projeto digital para o impresso, isso ocorre pois as cores digitais RGB, possui uma variedade muito maior de cores e tons; por isso é necessário sempre conferir a configuração da impressão, colocando sempre nas cores CMYK, dessa maneira, as cores vistas no projeto digital, serão mais semelhantes com a impressão.

Nesse mundo de cores, também existe o tipo Pantone, que foi criada pela empresa norte-americana Pantone Inc, suas cores são representadas por números, especificando a exatidão das cores, na impressão, o Guia Pantone tornou-se referência de impressão para profissionais que trabalham na área das cores, mesmo que atualmente existam diversos sistemas de cores novos, ainda sim, é tido como referência.

Sempre que for trabalhar com cores, procure explorar ao máximo, tanto as digitais, quanto as impressas, para saber com exatidão qual melhor se encaixará no seu projeto.

(18) 99744-8743